Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

sábado, 3 de março de 2012

O sabor do Jambo


Quando criança, meu avô materno cultivava hortaliças, milho e feijão miúdo em um terreno de sua propriedade, próximo a nossa casa. Adorávamos quando ele voltava com uma sacolinha de jambos e nos entregava no portão. O jambo é uma fruta diferente... tem um gosto diferente, uma textura diferente, mas a sua aparência se mistura com o figo e com a goiaba. O gosto não!

O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.

Certa vez Vô Geraldo disse que as corujas haviam colhido todos os jambos naquela noite. Garrei um ódio delas... Mas acho que não era verdade! O vô Geraldo tinha muitos netos e era justo que a cada dia ele presenteasse netos diferentes com aquelas frutinhas...

Por muito tempo vi as corujas como rivais na degustação de jambos, mas depois isso passou. Descobri que apenas as corujinhas buraqueiras se alimentam de frutos e sementes... Eu as xingava, mas elas nada faziam a não ser observar. Eita bichinho que presta atenção a tudo!Amo as corujas.

Muitos anos e muitas frutas depois, adquirimos uma pequena propriedade, dedicada a São Jorge, no distrito de Cocais. La existe um enorme jambeiro, mas não é que as corujas disputam mesmo os frutos conosco?

Descobrimos que o jambo tem um sabor acentuado de pétalas de rosas... Nunca comeu rosas? Esta perdendo uma grande oportunidade de conhecer um sabor diferente, perfumado e adocicado... Mas tem que ser rosa caseira, cultivada pela mãe, pela tia ou pela avó.... Nada de rosas de floriculturas...

Pois bem, o jambo que as corujas não levam eu como! E hoje me bateu uma vontade danada de comer jambos!

3 comentários:

  1. Querida Regina,
    Algumas corujas comem frutas sim, mas os verdadeiros ladrões de frutas, principalmente as temporonas, sao os morcegos!
    Jamo é uma fruta rara, se conseguir salvar mais de um eu quero tambem...kkkkk

    Leonidia Couto

    ResponderExcluir
  2. AMIGA-MÃE é demais néeh!! Maravilha as imagens que visualizo em seus textos. É como se eu entrasse de observador (bico!) e ficasse bisbilhotando a pureza da vida, a simplicidade é tudo!!! Imaginei, mesmo sem conhecer, seu vovô lhe trazendo jambos e as "curujas" comendo... Se as curujas não tivesse comido os jambos eu as levaria para você Regina!! Obg por tudo!! Que Deus abençoe cada vez mais a sua vida!!!

    Ass.: Você-Sabe-Quem (com a licença do "Harry Potter")

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmm
    Tenho jambos vermelhos na minha quinta. Quem sabe terei a honra de recebe-la algum dia para saboreá-los? Também cultivo lindas roseiras perfumadas!
    Será muito bem vinda. sinta-se convidada.

    Gilson

    ResponderExcluir