Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

domingo, 1 de abril de 2012

A Filha de Orfeu


Segundo estudiosos, a Lua se originou quando um planeta chamado Orpheus colidiu com a Terra a quatro bilhões de anos. Ela tem um quarto do tamanho do nosso planeta, com um diâmetro de 3.476 km, e está a aproximadamente 384.403 km de distância de nós.

Numa incursão mitológica, descobrimos que Orfeu era filho do deus Apolo e da ninfa Calíope; tendo herdado do pai uma lira que, uma vez tocada por suas mãos, revela um canto tão primoroso que nada nem ninguém consegue se manter imune a sua magia. Até as feras mais selvagens amenizavam sua ira diante das notas extraídas deste instrumento, que praticamente as hipnotizava. Mesmo os arbustos cediam aos seus encantos.

Isso explica o porquê da lua cheia de meses, redonda, brilhante, majestosa influenciar nas ações da agricultura, da beleza, do mar, da própria natureza!

Lua cheia de março... Que mistérios possui essa lua que causam tanto encantamento? Até as águas que fecham o verão paralisam-se para que ela se sobressaia soberbamente nos céus de março, mesmo a uma distância de 384.403 km da terra!

Parece fitar-nos enquanto clareia a marcha dos tropeiros de Ipoema, a fila comprida dos devotos de São José do Brumadinho (este ano abençoados com a maior lua cheia dos últimos 20 anos!), os fieis das solenidades da Semana Santa...

Lua cheia de março traz consigo os ventos das tardes de outono que varrem as árvores, lhes carrega todas as folhas secas e anuncia o balé dos galhos sobre a terra solta, possivelmente ao som da Lira, numa coreografia ensinada por Eurídice.

A lua cheia, filha de Orfeu, casada com São Jorge, testemunha juras de amor, inspira poetas e cheia de si, contempla os suspiros de sua inalcançável beleza.

3 comentários:

  1. Lua espada nua , boia no ceu imensa e amarela tao redonda a lua...

    Lindo texto...

    Bjs

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Regina, eu tenho um grupo vocal que se chama ORPHEUS.. Foi Exatamente por causa do Orfeu, filho de Apolo. Magnífico!! O grupo está inativo temporariamente, mas estou morrendo de saudades de cantar no Grupo Vocal!! E agora que vi o seu texto, que como sempre traz sentimentos bons, me deu mais saudade dos momentos bons vividos juntos com o grupo vocal Orpheus!!

    Obrigado por me proporcionar essa lembrança!!

    Diego Romão (músico)

    ResponderExcluir
  3. Apaixonados pela Luaaaaa
    Cheia de misterios...
    Lindo texto!!!
    Bárbara

    ResponderExcluir