Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sem gato na tuba


Os instrumentos de uma Banda de música estão divididos em sopro e bateria. Todos os instrumentos possuem características próprias, colocando-se numa apresentação, segundo as conveniências do Mestre e dos músicos presentes. Há, de certa forma, uma preferência em dispor os músicos por naipes ( por naipe entende-se cada um dos grupos de instrumentos em que é dividida a orquestra. ) E, embora o número de componentes de uma Banda não seja específico,  para cada instrumento de percussão deve-se  ter , pelo menos, quatro de sopro.
Em 1994, quando da realização do III encontro de Bandas de Barão de Cocais, recebi a mais linda homenagem... Os músicos de 27 bandas executavam sob a regência do Maestro João Paulino, uma música que me faria chorar. Cada instrumento dizia, com sua própria voz: "amo você assim e não sei porquê tanto sacrifício...Coisa bonita, coisa gostosa, quem foi que disse que tem que ser magra para ser formosa?"
A música prosseguia... linda em harmonia, linda em emoção, linda... Cem por cento linda! As pessoas começaram a dançar e aquilo virou uma grande festa. Uma festa que jamais sairá  de minha memória.
Em 2005, para comemorar o 100º aniversário da Banda Santa Cecília, de Barão de Cocais, realizamos o IV Encontro  de Bandas , considerado um dos maiores eventos do gênero que se tem conhecimento no Estado de Minas Gerais e que contou com a participação de 34 bandas de diversas cidades mineiras.
E a nossa velhinha banda continuou linda e viva, cada dia melhor, diga-se de passagem, tendo comemorado, dia 15 de abril, 107 anos de existência! A festa de seu aniversário contou com a presença de 07 bandas das cidades de Campo Belo, Timóteo, Catas Altas, Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara e Sabará. Uma banda visitante para cada ano vivido após pó seu centenário!
É comum se dizer que todo mineiro tem um trem de ferro nos olhos, uma Banda de música tocando nos  ouvidos e a cor das montanhas nas veias... Em Barão de Cocais não é diferente... O trem de ferro apita nas curvas, a cor do  minério  de suas muitas montanhas tinge os pés e as almas dos cocaienses e a Banda de Música tem lugar de honra nas praças e nos corações de muitos!
Um dia, em 2007 a Banda Santa Cecília tocou em minha homenagem. Era minha posse na AMULMIG e eu recebia, oficialmente, a imortalidade dos acadêmicos e a “VALSA PARA REGINA CÉLIA” Muitas emoções.
Por fim, um dia, a tuba do Serafim abrigou um gato e a melodia nascida no coreto do jardim ganhou miados  sofridos que repicam, ainda, alegres e memoráveis  notas dos seus cantantes.Mas todo domingo havia banda no coreto...

6 comentários:

  1. Lembrei-me de meu avô, já falecido, mas era um ótimo maestro.
    BeijO

    ResponderExcluir
  2. Gato na tuba lembra infancia... Tuba lembra adolescencia e voce, Regina Celia, nos faz lembrar de todo tempo vivido com uma presença invejavel!

    Att.
    M.A.D.A

    ResponderExcluir
  3. Um dia o povo de Minas Gerais se lembrará com saudades de nossas bandas que eram muitas! Parabéns a Barao de Cocais que nao desampara sua banda na melhor idade!

    Miguel de Cervanjetes

    ResponderExcluir
  4. Permita-me pois Regina, Saudar o Maestro Alexandre Lacerda aqui no seu blog, pelo Belíssimo trabalho!

    Atual maestro da centenária Santa Cecília, Alexandre Lacerda tem sido uma peça importante para Barão de Cocais. O meu colega Renato (trombonista da banda) disse que atualmente divide com ele a regência... Nooo, a humildade do Alexandre, e a dedicação com a música é plausível...

    hahaaa Regina Célia tbm é outra!! Nesse desenvolver da cultura de nossa cidade, Regina tem um "dedão" de parte!!! Parabéns a todos (por justiça) que contribuiram e que contribuiem para a preservação e o desenvolvimento da cultura cocaiense artístico-musical. ABRAÇOS

    Diego Romão (músico)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do tema abordado nesse blog.. retrata muito bem a nossa querida banda cecília e as belezas presente na cidade de Barão de Cocais...Mostrando a cultura de Minas Gerais.. Parabenizo a Regina Célia..Pelo belissimo trabalho...E pela colaboração á cultura cocaiense...Abraço..

    Natália Siqueira

    ResponderExcluir
  6. Senhorita Regina Celia,

    Nao foi com surpresa que constatei a qualidade dos seus textos. O seu blogue ja me havia sido recomendado - e muito bem recomendado - antes.
    Parabéns! Chego a emocionar-me com a beleza de suas palavras e o respeito tão divinamente demonstrado pela Lingua Portuguesa. Excelente!

    Gilson

    ResponderExcluir