Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Pé de pato, mangalô três vezes!


Como se não bastassem as mortais curvas da BR 381, nas quais a gente fica cara a cara com “a indesejada das gentes” - apregoada por Bandeira - com a interdição da velha ponte sobre o Rio das Velhas, os desvios são inevitáveis para quem precisa chegar à capital mineira pela 381.

Sem o romantismo piegas da musica de Roberto Carlos “Nas curvas da estrada de Santos”, acabo de aventurar-me nas curvas da estrada que liga Caeté a Sabará.Segundo as más línguas, a estrada fora projetada por topógrafos e engenheiros “zoiudos” que eram pagos por curva executada. Valham-nos Nossa Senhora do Bonsucesso e Nossa Senhora do Ó, porque trafegar naquele trecho é mesmo o Ó!

A estrada é absolutamente estreita, o tráfego hiper, mega, ultra intenso, sem orientação policial, do Dnit ou do DER o trânsito se engastalha todo no momento em que surge uma carreta, caminhão ou ônibus. As filas de veículos serpenteiam nas tantas curvas da estradinha e a visão da paisagem é deslumbrante! Nenhuma lanchonete, posto de gasolina ou bar em todo o trecho e nessas horas, a bexiga quase estoura.

Lembra-se que uma rodovia destruída pelo terremoto do dia 11 de março em Naka, na província de Ibaraki, no norte do Japão, foi reconstruída, em apenas SEIS DIAS pela empresa responsável, que recuperou um trecho de 150 metros que faz ligação com a capital Tóquio?

Informações – poucas – nos dão conta que a ponte deverá ser devolvida para uso num prazo aproximado de SEIS MESES, o que nos faz desejar que a empresa contratada para a obra seja todinha formada por japoneses... Por via das dúvidas, alguns patuás poderiam ajudar a afastar o olho grande e talvez diminuindo o tamanho dos olhos, diminua também o prazo de execução da obra.

2 comentários:

  1. Barbaro! cla, clap, clap... So vc mesmo para falr tão bem de um assunto tão melindroso! Viva!
    continue...
    Neilton Ramos

    ResponderExcluir
  2. E se sabemos como é essa estrada!Gasto 4 horas para chegar em Barão, o que normalmente seria feito em 2 horas (no maximo). Vamos usar bastante patuás para afastar toda essa gorda demora (no lugar do olho gordo.. rsrsrrs)

    Parabens pelo blog e pelas cronicas excepcionais!

    beijos

    Camila Teixeira

    ResponderExcluir