Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Um Toque


Ao longo de nossa existência tocamos as pessoas... às vezes de forma muito direta e profunda, às vezes superficialmente, noutras quase não se sente o toque, mas não passamos desapercebidos. Nossos gestos, nossas ações, nossas intenções afetam aqueles que nos cercam, inevitavelmente. É como um deslocamento de ar... um sopro, um vento...

Um levantamento superficial nos aponta as principais movimentações de ar e que podem ser comparadas à maneira como tocamos as pessoas:

Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade

Brisa: é um vento de pouca intensidade,

Ciclone: Caracteriza-se por uma tempestade violenta com velocidade superior a 50km/h

Furacão/tufão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h.

Vendaval: vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.

Tornado: é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais. Com alto poder de destruição, seus ventos atingem até 500 km/h.

Arroto (nome vulgar para eructação), freqüentemente acompanhada de som característico, ocorre quando gases do estômago são expelidos através da boca. É causada, em geral, pela liberação do ar engolido ou de dióxido de carbono produzido no estômago.

Pum, Peido, Flatulência ou flato (do latim flatus, sopro) é uma ventosidade anal que pode ser ruidosa ou não e tem um cheiro fétido

Parece engraçado, mas o que fazemos é como o vento! Não se vê, não se aprisiona, mas não dá pra não sentir. Você já parou para verificar de que forma toca as pessoas: Qual o seu poder de ação sobre elas? Quais os efeitos você deixou depois que partiu?

Quantas vezes você é uma brisa que refresca, acaricia e faz sentir bem: Quantas vezes é um ciclone ou um tufão que faz temer, é violento e assustador?E aquelas brigas de madrugada, que parecem não ter fim, não podem ser comparadas a um vendaval que destrói sonhos e projetos? Um tornado... esse atinge ainda mais pessoas! Seu poder de destruição é arrasador e deixa um rastro de tristeza e sofrimento (Deus nos livre de agirmos como um Tornado!). Coisa triste é tocarmos as pessoas pela boca... como um arroto! Palavras ditas em ocasião inoportuna que podem causar constrangimento e mal estar... e o Pum então? É o que geralmente precede uma cagada. Se de repente seus gestos começam a afastar as pessoas e elas não resistem a uma cara de nojo, cuidado! Você está prestes a jogar titica no ventilador e isso não é nada bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário