Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O aumento que não queremos


Quando nos deparamos com situações inesperadas, as quais de certa forma somos responsáveis, mas o medo, a inércia, a própria conveniência nos fazem calar, somos, timidamente, convidados a refletir o excerto do poema de Eduardo Alves da Costa , nos caminhos com Maiakovski...

Quando nos deparamos com o absolutismo de políticos despreparados por com nossa escolha, em numero maior até que o necessário, cutucam-nos os versos: “Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.”

Então fazem da casa do povo um circo com tambores, microfones e picadeiros e a poesia fecunda dos que silenciam grita apavorada nos versos do mesmo poema: “Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.”

A legislação estabelece critérios para o número máximo de vereadores que uma câmara pode adotar. Pesquisas indicam que a sociedade é contra o aumento do numero de seus representantes em todo país. Movimentos contrários ao aumento do numero de cadeiras no legislativo tem alcançado proporções magníficas. O povo não quer mais vereadores. Então, porque a insistência? A quem interessa a abertura de novas vagas na Câmara? A resposta é simples... O aumento do número de vereadores somente interessa aos partidos políticos, ou a algumas pessoas em particular, mas as câmaras vem , sem muito barulho, quase que silenciosamente,aumentando o numero de suas cadeiras... E isso aconteceu também aqui!

No site da Câmara de Barão de Cocais vê-se uma enquete que indaga O que você acha do aumento do número de vereadores de 09 para 11? O resultado da enquete aponta que 92,71% dos que participaram da pesquisa são totalmente contrários ao aumento. No entanto, por meio do Decreto Legislativo Nº141,publicado em 27 de Dezembro de 2011, a Câmara Municipal de Barão de Cocais aumentou para 11 o numero de vereadores do município.

Voltam-nos assim os versos de Eduardo Alves Costa? “Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.”


Oi... Psiu!!! Por que você se calou????

12 comentários:

  1. Isso mesmo Regi...

    Para que a votação no site se não é aceita a opinião da maioria?

    Parabens..

    beijos

    Camila Teixeira

    ResponderExcluir
  2. "Se eu calei foi por tristeza..."

    Cleiverton Souza

    ResponderExcluir
  3. Ar-ra-souuuuuuuuuuuuuu


    A casa do povo trabalha em silencio... Porque esse assunto nao foi pra radio?

    Lourdinha - Centro

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nossa! Ai se eu te pego!!!!

    Vamos dar o troco na hora das eleições!
    Um beijo para voce , gata.

    Marquinhos

    ResponderExcluir
  5. dibaixu desse angu tem osso!
    uashushusuashus

    Rominho

    ResponderExcluir
  6. E é verdade. Tem picadeiro la. Alguem é capaz de adivinhar quem sao os palhaços?
    Errou quem disse que sao eles. Os palhaços somos nós.

    Angelina Caldeira

    ResponderExcluir
  7. O mais incrível é que durante as reuniões públicas da Câmara repete-se a seguinte frase: "Esta é a casa que estará sempre aberta ao povo" , mas como podemos perceber não é bem assim que funciona.A voz e a vez da população foram contidas e tal ação é ditatorial. O jeito é aproveitar a liberdade de expressão que nos resta, enquanto a censura não nos é imposta.

    2 novos integrantes para "O Circo dos Horrores" . E aí, vai comprar seu ingresso e ficar só assistindo essa barbaridade?

    ResponderExcluir
  8. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto... ja dizia Rui Barbosa!
    Ê Barão, é hora de reagir!

    Flavio Caetano

    ResponderExcluir
  9. Será que nossos vereadores sabe, que ja sabemos disso?
    Que vergonha! Trair a vontade do povo e dizer que nos representam.

    Ludmarcia Silveira

    ResponderExcluir
  10. Ô Baronesa de Cocais...isso acontece porque a nossa classe "dominante"acha que pode tudo;nossos políticos representam o interesse dessa classe e não o de nossos cidadãos.
    Infelizmente, aceitamos passivamente esses fatos,ainda nos comportamos como se fossemos colonos das fazendas de café e cana de açúcar;onde os coronéis elegiam os políticos e ditavam as regras.
    Enquanto agirmos como elefantes domesticados,daqueles que se submetem a ficarem amarrados com um barbante ao pé de uma cadeira, porque não tem consciência de sua força,nossos políticos vão agir assim,mas tenho esperanças que isso ainda vai mudar,afinal,até os impérios Grego e Romano sucumbiram.

    Parabéns pelo seu grito de alerta e um abraço do ZÉ BOBÃO

    ResponderExcluir
  11. Oi Regina
    Meu nome é Estela Maris e sou de Barão mas moro em Caeté.
    Voto em Barão e sinto vergonha de nossos vereadores. Infelizmente a pessoa em quem votei está lá, contribuindo com esse papelão contra a vontade do povo!

    ResponderExcluir