Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Falando Sério


Passei a tarde ouvindo Chico E dentre as suas belas canções ouvi , repetidas vezes, Tanto mar, que reverencia a “Revolução dos Cravos”, a qual pôs fim a uma longa existência da censura e ditadura de Salazar nas terras lusitanas. O cravo vermelho, símbolo da nação portuguesa, foi distribuído pela população agradecida, aos soldados que se rebelaram contra o regime salazaista, que o exibiam nas lapelas, nos rifles e canhões, simbolizando também a paz. Vontade de ter estado lá!

E vem o grito pacifista antinuclear de Rosa de Hiroshima, retumbando no fundo de nossas mentes e corações como espasmos antiatômicos; O fino do brega entoa “E viva a Rosa”, nos barzinhos , os músicos não param de cantar velhas cantigas, que desejam que o cheiro de uma flor perfume a América do Sul ou que prometem:na mão direita rosas vou levar!

Drummond associa a Flor e a náusea e garante: Uma flor nasceu no asfalto. É feia, mas é uma flor! E a essa altura do campeonato, uma rosa nunca mais desabrochou...Volta o Chico cheio de interrogações sobre o que está havendo com as flores de seu quintal: O amor-perfeito, traindo; a sempre-viva, morrendo e a rosa, cheirando mal! Falando sério... eu queria não falar.

Sinto coçar a palma das mãos e quando isso acontece, falo pelos cotovelos.

Intuem-me os anjos de luz a falar pelos oprimidos, pelos desvalidos e fracos. Os mosqueteiros se travestem de anjos e fazem-me crer no amor, na justiça e na paz...

Falando sério, eu queria não falar...

Mas pra não dizer que não falei das flores - tal como Vandré! – Aproxima-se a primavera e os jardins explodem em botões multicores... Os ipês amarelos estão que é uma beleza!

2 comentários: