Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Torre de Babel


O linguajar de nossa gente é de uma riqueza sem fim aos ouvidos afinados. São tantas corruptelas, tantos desdobramentos e tantas peculiaridades, que as vezes nos perdemos no meio da cantilena e corremos o risco de desafinar... (risos)

Nossa terra recebe acentos dos mais diversos estados brasileiros e o povo a tudo se acostuma.

É comum ouvirmos “mano”, “meu rei”, “trilegal”. E todo mundo se entende, uai!
Ao presenciar um simples cumprimento de compadres, ouvi uma resposta comum”ah, to pelejando!”. Sim, pelejar é muito comum mesmo, pois significa lutar, disputar, combater. Ora, mas lutar é honroso, meritório... Por que o tom de piedade? Parece sim que a luta já está perdida... Todos se referem a peleja, por essas bandas, como algo ruim.

Eu nunca gostei de pelejar, mas sou uma batalhadora, obstinada por vencer desafios... Pelejar mexeu comigo. Oh , peleja!

Vejo o Gordo (Antonio Domingos), em boas risadas, dizer a Luciana que está pelejando! E isso é bacana! Pelejar sorrindo, pelejar vencendo as maiores dores, os maiores desafios...

É , a nossa língua por muitas vezes nos prega peças e uma mesma palavra pode ter significados diferentes, dependendo da entonação que colocamos na fala. E eu pelejo o tempo todo para não pelejar...

5 comentários:

  1. Pelejar, bacana, pregar peças! So aqui mesmo no seu blog que a gente consegue ver tantas expressões deliciosamente mineirinhas para se deliciar!
    Parabéns, Regininha!

    ResponderExcluir
  2. E ALÉM DE VERMOS TANTAS EXPRESSÕES MINEIRINHAS , VEMOS TAMBÉM PESSOAS SIMPLES E AS VEZES ANONIMAS SEREM LEMBRADAS OU CONHECIDAS , SEMPRE COMO UM BOM EXEMPLO DE VIDA... DALI GORDO!!!! DALI REGINA!!!

    ABRAÇOS
    GISLAINE

    ResponderExcluir
  3. Vi o Gordo pelejar e nao resisti em vir comentar aqui. É impressionante como todo mundo quer ser lembrado por voce.. é no radio,é no jornal, é na internet... Vc vai acabar virando nome de Escola em vida porq ja é uma escola ambulante.
    Celia

    ResponderExcluir
  4. Esses comentários em forma de peleja.. sou pequeno e não me arrisco! Por favor "meu rei" não vai ser "trilegal" se me envergonhares por aqui... "Uai", tô explicando por não quero que esse meu humilde e mineiríssimo comentário seja visto como "a Torre de Babel" em relação grandes que aqui se encontram. Bom, fui prolixo pelo medo, agora vou direto no assunto: Regina, você é sensacional!!!

    Diego Romão (músico)

    ResponderExcluir
  5. Cara blogueira

    Simplesmente irresistivel a leitura de seus magníficos textos! Sou capaz de passar os dias lendo e relendo formosidades ha muito naoa expressas pelos que detêm o dom da escrita.
    Ja é tarde, sinto os olhos cansados arderem, mas meu coração inebriado insiste que eu continue com as leituras.
    Vou me aperfeiçoar no uso desta ferramenta para que possa aparecer sem a alcunha de anônimo e poder seguir seus passos neste sitio maravilhoso criado para o deleite de quem aprecia a literatura.
    `Parabéns.

    Gilson - para sempre.

    ResponderExcluir