Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

sábado, 23 de abril de 2011

Valha-nos Deus!


O português tupiniquim foi reformado de forma abrupta. Ops... ab-rupta! É isso aí!

Sob a égide da união entre os povos, o Acordo Ortográfico apresenta uma tentativa arbitrária de unificação da ortografia oficial de todos os países lusófonos.

Até 2012 a lei determina que nós tenhamos esquecido tudo aquilo que levamos uma vida inteira para tentar aprender, já que compreender não nos fora possível.

Assim, entre trancos e arrancos, para não deixarmos de contestar, vamos abolindo os acentos, os hífens e o desusado trema... Para não errar, tudo em caixa alta!

Mas qual o quê! Não é fácil imaginar a LINGUIÇA com pimenta do Rancho do Quinto sendo escrita como aquele carro velho , que sempre ENGUIÇA no morro. Nem o ESTILINGUE do garoto que estuda na escola BILINGUE ... Ah, valha-nos Deus!

Enquanto tentamos não parecer tias velhas que anotam receitas de bolos, com acentos circunflexos, em cadernos amarelecidos, os imortais da Academia Brasileira de Letras seguem TRANQUILOS tomando chá e comendo SEQUILHOS... Tramam tudo! Tudo sem trema,

Nenhum comentário:

Postar um comentário