Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sobre tudo


É bastante conhecida a historinha da cobra que perseguia o vagalume a fim de saboreá-lo, mesmo não sendo este parte de sua cadeia alimentar. Cansado de tanto fugir das investidas da cobra, o vagalume indaga o motivo da perseguição e a cobra responde simplesmente: “não suporto vê-lo brilhar!” E assim ta na Boca do Povo.

O brilho de alguns irrita a outros, os quais desferem todo tipo de ataque a fim de apagar o irritante brilho alheio.

Em termos de cobra, a simples menção da palavra às vezes causa arrepios. Cobra é a palavra utilizada, na boca do povo, para identificar uma pessoa sem escrúpulos, uma pessoa traidora, perversa ou enganadora.

E se Deus desse asas a cobra? Por certo ela voaria! Por certo também os dentes lhe seriam tirados, afinal, é próprio de Deus agir com justiça, assim ta na boca do povo.
É na boca do povo que colhemos as melhores pérolas de reflexão para a vida.
Na boca do povo encontramos verdades supremas e mentiras descabidas... Alguns afirmam que o que ta na boca do povo, vem da boca de Deus, mas eu tenho cá minhas dúvidas.

A mesma boca do povo que entoa hinos de louvor e glória num dia pragueja e amaldiçoa no outro! A mesma boca do povo que se cala diante de injustiças, põe-se a desferir golpes/palavras que ferem e maltratam...

Na boca do povo encontramos de tudo. Sorrisos sinceros, línguas presas. Pseudo sorrisos, língua solta. Dentes, ausências, comidas, fomes e desejos... Tudo isso habita uma mesma boca. A boca do povo!

2 comentários:

  1. Para quem conhece as historias do arco da velha, que estão na Boca do Povo, não é difícil entender que o brilho de alguns irrita os olhos dos outros.
    Parabéns pelas palavras sempre sabias.

    Beijos!

    Camila Teixeira

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Regina Célia!
    Brilhe mesmo e engasgue qualquer cobra que tentar devorar voce. Temos orgulho de seu trabalho e de sua simplicidade. Parabéns.
    Neide Cota - Lagoa

    ResponderExcluir