Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

domingo, 5 de junho de 2011

Fato


Coisa desagradável na vida é engolir sapos! Engulo. Custo a engoli-los, mas é preciso... sempre afirmei que sapos, vá lá engoli-los, mas pererecas não!Ah, tenha dó! Assim já seria demais!

E a notícia correu logo. Acho até que correu lagos, pois deparei-me com uma (perereca) na parede da varanda. Olhou-me fixamente com seus olhos arregalados e eu quis gritar. Não consegui.

O adiantar das horas impedia um escândalo madrugada a dentro. Engoli, como faço aos sapos, dessa vez o grito. _ Não a perereca!

Olhei-a também fixamente e, confesso, cheguei a ver ternura em seu olhar. Troquei um sorriso com ela, que se aproximou um pouquinho mais. Talvez quisesse alertar-me sobre as advertências do Ministério da Saúde sobre os malefícios do cigarro, mas já era tarde demais. A fumaça incensava a noite e eu, até então, não lhe dera liberdades para tais comentários.

Todas as noites ela passou a estar ali, a ouvir conversas para as quais arregalava cada vez mais seus olhos.

Ensinei-lhe, certa ocasião, que é preciso cuidado ao atravessar a rua... Que não deveria sorrir para os homens, os quais, na sua crueldade, a utilizariam como isca nas pescarias... Que seus pulos são ousados demais para não serem percebidos e que o silêncio evita engasgos, pois em boca fechada, não entram moscas!

Em contrapartida, ensinou-me ela que qualquer travessia é perigosa... Que o sorriso aos homens, mesmo aqueles que não pescam, pode tornar-nos iscas...Que somente a ousadia pode fazer-nos subir pelas paredes, mas o pior foi saber que as moscas são alimentos nos interstícios das falas...

Seus ensinamentos foram de uma sabedoria sem procedência e, diante de tal constatação, calamo-nos.

No lapso de uma piscadela vi seu pulo transportá-la para o quintal vizinho e seu olhar derradeiro impregnou-me de dúvidas.

...................................................................................

*Texto recuperado. Escrito e publicado por mim em algum lugar e tempo passados. Atualizado para o blog.

2 comentários:

  1. hahahahaha!
    Nao engolir pererecas foi a melhor do ano! Parabéns! Você é mutio perspicaz...Adorei o post.

    Evany

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre venho aqui ler você e pensar as suas crônicas, Re. Gosto do engajamento, da opinião e do belo que elas apresentam. Quem te conhece identifica, acredito.
    A verdade é que não tenho dialogado poeticamente e aquele "falar" que bem lembrou emudece.Sinto falta.

    A poesia tem sido difícil.

    ResponderExcluir