Regina Célia é escritora, formada em Letras, membro da AMULMIG _ Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, autora dos Livros Gangorra e Ad versos, alem de crônicas publicadas em jornais e em posts.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pequeno Conto de fadas


Uma fada-madrinha era meu sonho de menina. Aquele serzinho que cintila e que tem uma estrela na ponta de uma varinha. Uma fada – madrinha que transformasse minhas velhas roupas em belos vestidos de várias saias, meus cabelos crespos em lindos cachos e que devolvesse os meus dentes faltosos, que alguma outra fada (não a madrinha) levou com a promessa de deixar alguns trocados, que nunca apareceram.

As princesas – todas – das histórias que eu amava ler - tinham uma fada-madrinha, um príncipe encantado e um final feliz.

Um dia vi num desenho animado uma fada que não era uma linda mocinha, magrinha e maquiada como as fadas dos livros que eu lia! Era uma doninha sorridente, baixinha também e gorducha... Uma simpatia e me lembrava alguém.

Naquele dia eu já não sonhava com uma fada – madrinha que devolvesse os meus dentes, que já tinham crescido novamente. Mas ainda deseja a personificação do elemento na minha vida... Não é que ela existia mesmo?

Meus vestidos não eram os mais lindos e de várias saias, mas eram os que meu pai podia comprar... meus cabelos continuavam crespos dia após dia, mas com tranças, marias-chiquinhas, bobs... (risos)

Madrinha quer dizer “mãezinha” (do latim popular matrína diminutivo do latim máter, tris - madre, mãe). Todo mundo tem ou teve uma fada - madrinha. Aquela que cuida, protege, ama, transforma, alimenta, educa, veste, conserta, prepara para a vida, apresenta , introduz aos diversos meios, alegra-se com as vitórias, entristece-se com as dificuldades, enxerga além... Ela é a fada – madrinha! A minha é exatamente igual aquela do desenho animado, baixinha, gorducha, sorridente... Uma belezura! E me acompanha desde sempre: minha mãe.

4 comentários:

  1. Lindo texto! Quase um poema. Quem me dera ter escrito um texto assim para demonstrar o meu amor à minha mãe. Queria apenas que voce soubesse que voce fala de coisas que todo mundo tem vontade de falar. Voce é especial e fala pela boca das pessoas que leem seus escritos.

    Renata Silva

    ResponderExcluir
  2. Vi voce no dia do show do Almir Sater, mas estava tao dificil de andar la que nao consegui alcançar voce. Queria parabenizar pela qualidade das cronicas que voce escreve. Entao descobri no ultimo jornal o endereço de seu blog e qui estou. Parbéns!

    Rosangela Moura Oliveira - Bairro Sagrada Familia

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. REALMENTE, MAE,SEJA ELA COMO FOR MAS E MAE PALAVRA PEQUENA MAS COM GRANDE SIGNIFICADO. MARLEN ANGELICA

    ResponderExcluir